Como está seu ranqueamento no Google? Fique Atento!

como está seu ranqueamento no Google?
Todas as estratégias de marketing digital já eram suficientes para encher as listas de tarefas de pequenos empreendedores e profissionais de comunicação, mas nesse ano, o SEO começou a pesar mais nessas listas. Com a missão de melhorar cada vez mais a experiência do usuário na internet como um geral, o Google está a todo vapor, trabalhando em mudanças e melhorias pensando no usuário, mas sempre viabilizando maneiras de as empresas conseguirem se posicionar frente a tantas alterações – no comportamento do usuário, e no funcionamento de ferramentas tão importantes para analisar esse comportamento.

Seja em blog, site institucional, ecommerce, portal… A otimização de página é uma ação que contribui para o tipo de tráfego mais cobiçado de todos: o orgânico. O tráfego orgânico nasce da busca do cliente pela marca, tem coisa mais mágica que isso? Você conseguir que sua marca seja buscada, ao invés de precisar investir em anúncios pagos, e outros tipos de publicidade.

É claro que as origens de tráfego devem se mesclar, e apostar em mais de uma maneira de divulgar o seu negócio é uma das maneiras mais assertivas de fazer novas descobertas sobre seu público-alvo, novos públicos, e as possíveis evoluções a partir dessas análises.

Por isso, comece já a analisar e otimizar seu site. Mesmo que seja aos poucos, tenha em mente que é uma construção que vale a pena, e irá mostrar resultados a médio e longo prazo. Vamos lá?

Ferramentas Gratuitas

O Google é, assim como a busca orgânica, o ambiente em que todos querem ser encontrados. Através dele, também possível fazer o caminho contrário, e encontrar seus clientes. Mas focando no orgânico, aproveite as ferramentas que o Google já oferece gratuitamente a qualquer pessoa que queria analisar seu site mais de perto:

Google Analytics: a primeira vista, pode parecer que são muitos gráficos e números a serem observados. Mas antes mesmo de acessar e configurar seu site para o Analytics, tenha em mente quais são os dados e relatórios que você quer analisar. Alguns básicos para quem está começando: origem de tráfego, desempenho de produto, conclusão de metas (que são estabelecidas por você), palavras-chave (pagas e orgânicas)… São muitas opções, e a possibilidade de customização de relatórios deixa essa ferramenta ainda mais proveitosa.

Clique aqui para dar os passos iniciais com o Google Analytics. Através desse acesso, você conseguirá ver vídeos, tutoriais, e dicas muito práticas e intuitivas para quem está começando. Vale a pena!

aqui, você confere alguns posts específicos sobre Analytics e assuntos relacionados a ele. O blog é inglês, mas a organização dos tópicos e o conteúdo rico, fazem valer a pena o esforço de ler em outra língua.

Outra ferramenta gratuita e muito útil para análises de SEO, é o SEOQuake. Esse aplicativo funciona através de um plugin, que pode ser utilizado em seu navegador (Firefox, Google Chrome, Opera ou Safari). Com ele, é possível fazer análises rápidas e intuitivas de qualquer página. Ele é perfeito para quem está começando na jornada do SEO, porque além da análise, ele sugere soluções para o que pode ser melhorado em seu site.

O que você escreve para quem te lê?

Na hora de criar textos para um site, é comum que algumas pessoas busquem inspiração e referências em outros endereços. É verdade que existem formatos já determinados para algumas divisões que frequentemente são vistas em sites institucionais, por exemplo. Missão, valores, objetivos. Quem somos. Essas são categorias que de fato colaboram com o reconhecimento de sua marca e ajudam os usuários a entender melhor o seu negócio.

Mas é muito importante saber: essa não é a única maneira! Seu negócio é único, e passou por experiências únicas. Seja sincero com o seu público, e mais do que usar palavras complexas, e querer dar uma impressão 100% formal e profissional, aposte na honestidade de transmitir para o digital o que sua empresa e seus colaboradores já são na vida real. Acredite, é esse o conteúdo mais relevante: o de verdade.

Fonte: Lab Kinghost

SEO: Como Começar

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *